Fonte: https://www.sorsi.com
Esta é uma tradução livre do link acima. O uso deste método é secundário a avaliação ortopédica/neurológica funcional. Espero que entendam um pouco melhor sobre o que é feito aqui.
A Técnica Sacro Occipital™ (Sacro Occipital Technic™- SOT® Methods) é um sistema de Quiropraxia e Craniopatia Quiroprática que integra arte, ciência e filosofia de otimização no sistema de cura inato humano. Método SOT® utiliza uma abordagem sistêmica e sistemática para remoção de interferências neurológicas/estruturais/funcionais, assim retornando a capacidade de cura inata do sistema.
Procedimentos especializados-integrados, que incluem biomecânica, nutrição, neurologia funcional, reflexos de tecidos moles e Craniopatia Quiroprática, auxiliam o mecanismo respiratório craniossacral.
Método SOT® e Craniopatia são filosofia, arte e ciência de restaurar a capacidade inata de cura nos humanos, utilizando uma abordagem sistêmica e sistemática para diagnosticar e tratar mecanismos neurológicos, estruturais e fluxos cefalorraquidianos de uma perspectiva funcional.
A restauração ou manutenção da saúde é realizada por meio de procedimentos integrados especializados da neurologia funcional quiroprática e biomecânica, nutrição, técnicas de tecido mole e o diagnóstico e tratamento do mecanismo respiratório craniossacral. As técnicas utilizadas no Método SOT® promovem otimização da cura inata por meio da mecânica da coluna, pelve, crânio, órgãos, extremidades, sistema nervoso, cérebro e músculos. Estas técnicas promovem equilíbrio, integridade neurológica e integração da função das estruturas orgânicas e mecanismos neurológicos.
MELHORA E RESULTADOS
O Sistema de Categorias da Análise do Paciente faz referencia ao sistema primário de disfunções reconhecido por M. B. DeJarnette como mais comum de todos, inclusive em pacientes vistos nos consultórios de Quiropraxia. O sistema de categorias da analise do paciente oferece ao quiropraxista lógica e abordagem equilibrada para o cuidado do paciente, levando você ao tratamento adequado. Os indicadores da Sacro Occipital Technic™ (Método SOT®) permitem o monitoramento da efetividade e apontam quando mudar a abordagem clinica. Os praticante de SOT® são os quiropraxistas mais procurados por outros quiropraxista dentro da comunidade.
A abordagem do Sistema de Categorias da Análise do Paciente é subdividida da seguinte forma:
- Categoria I;
- Categoria II;
- Categoria III;
- Mecanismo Respiratório Cranio-sacral;
- Técnica Quiroprática Manipulativa Reflexa (Chiropractic Manipulative Reflex Technique – CMRT™).
O Método SOT® Técnicas Viscerais permite entender e tratar seu paciente por um ponto de vista global. Chiropractic Manipulative Reflex Technique (CMRT™) é uma abordagem organizada e efetiva em lidar com reflexos visceros-somático e causas comuns de subluxação crônica presentes em tantos pacientes.
CATEGORIA I
Fixação da sacro-ilíaca, parte sinovial, associada a tensão do sistema meníngeo. A dura espinal e cranial estão envolvidas junto a neurologia, fisiologia e reflexos do sistema nervoso central.
CATEGORIA II
Disfunções das articulações sacro-ilíacas, parte suporte de carga. Este, geralmente, envolve um rompimento, torção ou tensão da parte hialina da articulação sacro-ilíaca e pode ter consequências muito amplas devido ao efeito que este problema produz no sistema proprioceptivo e muscular, mecanismo temporomandibular e suturas cranial.
CATEGORIA III
Quando os ligamentos na pelve são torcidos ou alongados, uma separação da articulação sacro-ilíaca toma lugar. Subluxação Categoria III ocorrem quando a vértebra na coluna lombar é estressada além da sua habilidade de recuperação, geralmente configurando uma fraqueza pre-existente na área. Como resultado, a pressão é colocada em um disco lombar, forçando-o a ficar fora do eixo, contra o nervo ciático, produzindo qualquer sintoma intenso em direção às pernas.
MECANISMO RESPIRATÓRIO CRANIO-SACRAL
O mecanismo craniosacral é uma combinação de funções integradas que suporta, nutre e melhora a performance do sistema nervoso que controla todas as funções corpóreas.
Os componentes do mecanismo respiratório crânio sacral são:
- Movimento respiratório do sistema sutural do crânio junto com a flexibilidade do osso cranial;
- Movimento respiratório do sacro entre os ilíacos;
- Tensão das membranas durais em seus contatos com o sistema sutural, o crânio, e coluna cervical superior e a base sacral;
- A qualidade inerente do líquido cefalorraquidiano em pulsar e fluir através do sistema de membrana dural. O crescimento e a respiração inerente do cérebro e do sistema ventricular.
Todos os outros sistemas do corpo possuem uma relação direta e indireta ao mecanismo respiratório craniosacral (endocrino, cardiovascular, respiratório, etc.).
No Método SOT®, a análise estrutural baseia-se nos achados clínicos objetivos (indicadores). Este método baseia-se na fisiologia normal do corpo e como ele deve reagir sob certas condições, p.e. o Teste do Braço/Fossa é um desafio de múltiplos estímulos ativando o sistema de neurônios motores superiores para coordenar a função com o sistema neurônio motor inferior. Uma vez que estes indicadores são coletados, o Quiropraxista que se utiliza do Método SOT® faz o julgamento para a melhor abordagem de tratamento. Uma das três categorias é escolhida, baseada nas necessidades do mecanismo crânio sacral, ou das propriedades do suporte de carga da articulação sacro-ilíaca ou da coluna lombar.
Chiropractic Manipulative Reflex Technique (CMRT™)
Incluído no Método SOT®, a CMRT™ é um sistema de análise e tratamento da função orgânica relacionada à coluna e inserção do tendão occipital. Este método não apenas permite ao Quiropraxista encontrar uma subluxação vertebral principal, mas, também, o ajuda a compreender o grau de envolvimento (cerebroespinal-meníngeo, vertebral-visceral ou estrutural-vertebral). A CMRT™ ensina um método de ajuste da subluxação vertebral junto com os reflexos de tecido mole para nutrição do órgão. As fibras occipital são baseadas na habilidade do sistema proprioceptivo (Tendões de Golgi) em responder ao músculo influenciado pelas subluxações espinais, viscerais e distúrbios meníngeos. A CMRT™ permite ao Quiropraxista praticante do Método SOT® realizar a abordagem holística (todo corpo) para saúde. O Método SOT® também emprega análise fibra trapézio com palpação espinal para definir a subluxação espinal e os indicadores cervicais para definir a subluxação lombar. Técnicas de extremidade são ensinadas no Método SOT® como parte da grade curricular, uma vez que elas são parte do sistema de suporte de carga, podendo influenciar a respiração cranio-sacral.