O que é Quiropraxia?
É uma profissão na área da saúde que lida com as desordens do sistema musculoesquelético e sistema nervoso, e os efeitos destas desordens na saúde em geral. Os serviços em Quiropraxia são frequentemente usadas para tratar queixas neuro-musculoesqueletico, incluindo, mas não limitado a dor nas costas, dor no pescoço, dores articulares dos braços ou pernas e dor de cabeça.
Quais as condições tratadas na Quiropraxia?
Os mais comuns são dor lombar, dor cervical, hérnia de disco, dor no nervo ciático, dor de cabeça ou cefaleia, dor e tensão muscular, tendinite, contusão, torcicolo, problemas articulares do ombro, cotovelo, punho, joelho e tornozelo, restrições aos movimentos, LER/DORT. Pessoas sem essas queixas também podem fazer a quiropraxia para manter a coluna em ordem, especialmente se já têm problemas de postura, passam o dia todo em frente ao computador ou vivem em constante tensão.
Quais os maiores benefícios de se consultar um Quiropraxista?
O tratamento quiroprático ajuda o seu corpo a funcionar de uma maneira natural e com o máximo de desempenho.
Eis alguns dos benefícios:
- Reparação das funções articulares
- Diminuição de dores na coluna, no pescoço, no nervo ciático, etc.
- Aumento de mobilidade e versatitidade
- Alívio de dores provenientes de má postura
- Tratamento sem prescrição de medicamentos
- Corpo mais saudável
- Relaxamento muscular
- Bem-estar físico e mental
- Redução do estresse, físico e mental
- Aumento da disposição
- Sono mais sadio
Quem são Quiropraxistas?
São profissionais de Quiropraxia, que avalia, diagnostica e trata o paciente sem uso de medicação ou cirurgia. Para a formação deste profissional há um investimento mínimo de 5000 horas (aproximadamente 4 anos e meio), recomendada pelas diretrizes da Organização Mundial da Saúde – OMS. No Brasil, temos duas faculdades: Anhembi Morumbi, em São Paulo, e Feevale, no Rio Grande do Sul.
Qual a idade ideal para o tratamento?
Pessoas de todas as idades podem se beneficiar do tratamento com a Quiropraxia. Desde recém-nascido até pessoas de idade bastante avançada. O tratamento, entretanto, é adequado a cada paciente com o emprego de técnicas específicas para cada idade.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico específico é feito após uma entrevista e exame clínico minucioso, que inclui análise postural, a realização de teste ortopédicos e neurológicos e palpação cuidadosa de articulações, músculos e outras estruturas afetadas. Caso sejam necessários exames complementares como Raio-X, Tomografia e Ressonância Magnética serão solicitados. Estas dados são fundamentais para o tratamento apropriado.
Qual a duração de um tratamento de Quiropraxia?
O tratamento com o quiropraxista pode variar de paciente para paciente. O profissional analisará vários fatores antes de definir o tempo ideal de tratamento.
Para resultados plenos, costuma-se realizar o tratamento entre 2 e 3 semanas. Observando sempre que depende da lesão ou disfunção, e reação corporal que cada pessoa terá.
Muitos, ao perceberem que não sentem mais incômodos e que houve uma melhora significativa na função corporal, optam por continuar o tratamento, agora com o intuito de prevenir e evitar o retorno da dor, promovendo mais equilíbrio, mobilidade corporal e qualidade de vida.
E o tempo de recuperação?
Isto depende de vários fatores. Idade, estilo de vida e duração do problema, entre outros. O inicio do tratamento requer visitas mais frequentes de uma a três vezes por semana, nas primeiras semanas e esta frequência vai se reduzindo a medida que há melhora do quadro clínico. O objetivo é que a recuperação ocorra no menor tempo possível.
Quiropraxia por Quiropraxistas é um tratamento seguro?
A Quiropraxia é bem reconhecida como uma das formas mais seguras de tratamento, por ser livre de medicamentos e não invasiva, para dor nas costas, dor no pescoço, dores articulares para braços e pernas, dor de cabeça e outras queixas neuro-musculoesqueletica.
Apesar de ser um tratamento altamente seguro, nenhum tratamento nos cuidados de saúde é totalmente livre de potencial efeito adverso. Porém os riscos são bem pequenos. Muitos pacientes sentem o alívio imediato após o tratamento, mas podem sentir desconfortos ou dolorimento, como se tivessem feito alguma forma de exercício. Na literatura pequenos desconfortos ocorrem e vão após 24 horas.
Quiropraxia é massagem?
Não. Embora utilize as mãos para fazer “ajustes” no paciente, a quiropraxia é completamente diferente de uma sessão de massagem relaxante. “Nunca uma paciente minha dormiu em uma sessão”, afirma Bleier Filho. Enquanto a massagem visa o relaxamento muscular, a quiropraxia corrigirá o desalinhamento da coluna e das articulações.
O que é feito na clínica?
- Identificar as possíveis causas relacionadas aos sintomas
- Realizar testes gerais e específicos sobre a condição clínica
- Utilizar indicadores criados pelo corpo para cada correção
- Determinar a frequência de acordo com o quadro
- Tratar e Prevenir possíveis ocorrências
Tire suas dúvidas