ESCOLIOSE

Desvio anormal da coluna vertebral

A escoliose é um desvio da coluna vertebral para a esquerda ou direita no plano frontal (quando olhamos a pessoa de frente ou de costas), resultando em um formato de "S" ou "C". É um desvio da coluna vertebral acompanhado de uma rotação e de uma gibosidade (corresponde a uma látero-flexão vertebral).

Existem muitas causas para a escoliose, mas cerca de 80% a 85% dos jovens com essa patologia apresentam a Escoliose Idiopática, ou seja, que a ciência ainda não descobriu a causa.

A Escoliose Idiopática pode afetar os membros de uma mesma família mostrando uma associação genética e fatores hereditários. Entretanto, ainda não se sabe o porquê do desenvolvimento das curvaturas da coluna, e também porque algumas curvas progridem mais do que outras.

A escoliose pode ocorrer em crianças perfeitamente saudáveis e geralmente acomete as meninas com frequência de 5 a 8 vezes maior do que nos meninos.

É importante que toda criança seja avaliada antes dos 10 anos de idade. Entre os 18 e 20 anos, cessa o crescimento dos ossos e os recursos terapêuticos são mais escassos. Apesar de provocar poucos sintomas dolorosos, a longo prazo seus efeitos podem ser graves, inclusive induzindo ao aparecimento de algumas das condições relatadas acima.

Comments are closed.

× Agende por Whatsapp