Dores de Cabeça

DOR DE CABEÇA - CEFALEIA

95% da população apresentará uma dor de cabeça ao longo de sua vida

A dor de cabeça ou cefaleia é, antes de mais nada, um sintoma e este pode estar presente em várias situações, desde um simples resfriado até uma meningite.

Nesses casos, a cefaleia será acompanhada por outros sintomas, como febre, tosse, mal-estar, convulsões, o que normalmente preocupa mais as pessoas e as faz procurar um médico mais rápido. Essas dores de cabeça provocadas por outras doenças de cefaleias secundárias.

Porém, na maioria das vezes, a dor de cabeça se apresenta como o único ou principal sintoma, nesses casos as cefaleias são chamadas primárias.

As principais cefaleias primárias são:

• Dor de cabeça do tipo tensional;
• Enxaqueca.

A dor de cabeça do tipo tensional é a cefaleia mais frequente na população. É uma dor leve a moderada, geralmente em pressão ou aperto, em toda a cabeça, com duração de uma hora até vários dias. Desencadeada principalmente por cansaço e estresse emocional.

A enxaqueca é uma cefaleia de intensidade moderada a forte, latejante ou pulsátil, frequentemente acompanhada de aversão à luz, barulho, cheiros, tonturas, náuseas e, às vezes, vômitos. Algumas pessoas apresentam, antes ou no decorrer da crise, sintomas visuais como luzes brilhantes ou embaçamento e perda visual, e/ou também formigamentos no corpo, o que chamamos de aura de enxaqueca. Crises de enxaqueca podem durar de algumas horas a vários dias.

Comments are closed.

× Agende por Whatsapp